insegurança

Furtos e assaltos trazem insegurança para moradores da Vila Belga

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Há 161 anos, Santa Maria escreve sua trajetória, mas uma área histórica da cidade, que ajuda a contar cada passo do município, tem sofrido atos de vandalismo, como incêndios criminosos e roubo de objetos da rua, como os postes que são réplicas dos originais. Conforme levantamento do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), as áreas da Vila Belga e da Gare registraram 46 ocorrências policiais diversas de janeiro a agosto deste ano.

Em agosto, a Guarda Municipal flagrou, em vídeo, um homem carregando um poste da Vila Belga. No mesmo mês, moradores registraram outros casos de depredação do patrimônio público da Vila, que foi revitalizada em 2012.


Contudo, segundo o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, um local não é considerado como violento apenas pelo número de ocorrências registradas:

- Definir índices de violência é de uma complexidade muito grande. Altos índices de ocorrências não querem dizer muita coisa, porque esse trabalho envolve uma série de fatores, como considerar a gravidade dessas ocorrências, e isso é apenas um detalhe - explica Hernandes.

Preso um dos envolvidos em assalto a freiras em Santa Maria

O tenente-coronel diz que os crimes contra a vida, como homicídios e tentativas de homicídios, Maria da Penha, agressões com lesões das vítimas, entre outros, são considerados pela polícia como de "maior gravidade". Ele destaca que as ocorrências devem ser registradas pelas vítimas, pois é por meio dessas informações que a Brigada Militar (BM) faz seu planejamento estratégico de onde atuar com o policiamento. Sobre a Vila Belga, Hernandes entende que os moradores que vivenciam esse tipo de ação possam estar incomodados, mas garante que a BM faz o seu planejamento operacional buscando atender a toda a cidade. Ele também reforça que o telefone 190 é o vínculo entre BM e comunidade para pedir ajuda da polícia.

O comandante do 1º RPMon diz que, com o cercamento eletrônico da cidade - uma rede de videomonitoramento -, será primordial e uma ferramenta qualificada para o trabalho da Brigada Militar.

Motorista que atropelou PM em blitz é denunciado por cinco crimes

APOIO 
A prefeitura de Santa Maria diz que o novo sistema de videomonitoramento vai contemplar vias da Vila Belga. Conforme a Guarda Municipal, serão instaladas câmeras fixas em pontos estratégicos, bem como 691 câmeras em 146 localidades diferentes, além de equipamentos de alarmes, de controle semafórico e de rastreamento veicular.

O Executivo salienta que algumas vias da Vila Belga já têm câmeras de vigilância, sistema que será reforçado com o cercamento eletrônico. Além disso, a administração destaca que a Guarda Municipal faz rondas ostensivas em diferentes regiões, incluindo a Vila Belga.

'Ninguém é conivente e só esperamos por Justiça', diz mãe de criança morta após estupro

MORADORES PEDEM ATENÇÃO  data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Para os moradores da Vila Belga, não são apenas o vandalismo e a insegurança que incomodam. O descaso com a manutenção das ruas, calçadas e iluminação pública também geram queixas de quem reside na região histórica. A artesã Elaine Regio Bastos Serpa, 67 anos, mora na Vila há 29 e diz que antes era um lugar bom e calmo para se viver. Agora, ela diz que são muitos os problemas: 

- As ruas e as calçadas estão esburacadas, cheias de desníveis. À noite é uma escuridão, porque levam os postes e os que ficam não funcionam. E a gente precisa ficar sempre atento, sempre alerta, porque quando menos se espera tem alguém espreitando para dentro da tua casa. Nossa Vila Belga nunca esteve tão abandonada - reclama.

Laudo confirma que menina foi estuprada e morta por asfixia

A presidente da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Floresta, frisa que a Vila é um ótimo lugar para morar, mas concorda que a prefeitura poderia dar mais atenção ao local. Ela conta que poucas vezes funcionários aparecem para a manutenção e a limpeza das ruas.

- Eles (funcionários) vêm e limpam toda a (avenida) Rio Branco, mas não chegam aqui na Vila. Quando vêm, limpam, mas não é sempre que eles aparecem, mesmo com todos os pedidos que fazemos. Não temos atenção da prefeitura - desabafa.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

PROJETOS
A prefeitura informa que há projetos para revitalizar o Centro Histórico, que contempla a Gare, a Avenida Rio Branco e a Vila Belga. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, antes é preciso recuperar a atividade econômica do espaço a partir de um projeto sustentável. Sobre a manutenção da área, a prefeitura informa ter réplicas dos postes para trocar pelas estruturas danificadas. Porém, está em licitação a contratação de uma empresa para remodelar a iluminação pública da cidade. O investimento, de R$ 3,5 milhões, também contemplará a Vila Belga.

Dois homens são detidos por dirigir embriagados na região

AS OCORRÊNCIAS NA REGIÃO
Segundo a Brigada Militar, as ocorrências com mais registros, de janeiro a agosto de 2019, nas ruas da Vila Belga e no Largo da Gare são*:

  • Ameaça:
  • Furto em arrombamento em residência:
  • Furto Simples:
  • Estelionato:
  • Furto em veículo:
  • Lesão corporal:
  • Outros furtos:
  • Recaptura de presos: 2

*Os demais registros têm uma ocorrência cada na Brigada Militar 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Foragido é preso na Região Norte de Santa Maria Anterior

Foragido é preso na Região Norte de Santa Maria

Polícia apreende arma de fogo com adolescente em Santa Maria Próximo

Polícia apreende arma de fogo com adolescente em Santa Maria

Polícia/Segurança